Medindo a Qualidade de Seus Cuidados
Embora as recomendações médicas sejam baseadas em evidências internacionais, as decisões diagnósticas e terapêuticas são individualizadas e sustentadas em custo-efetividade. Esta visão permite mensurar a qualidade de sua assistência, usando um critério simples denominado ONCO/QALY.
ONCO/QALY é um novo conceito, que consiste em exercer a oncologia (ONCO) baseada no benefício produzido pelas intervenções médicas (QALY).
QALY é uma sigla proveniente da língua inglesa e corresponde a quality-adjusted life year, o que pode ser traduzido por anos de vida ajustados pela qualidade. Esse conceito orienta uma força-tarefa médica, contemplando tanto o tempo de vida ganho, quanto a qualidade de vida obtida em cada recomendação. O QALY é o resultado da multiplicação do tempo de vida estimado (em anos) pelo percentual de qualidade de vida, representado em frações de 1 (100% de qualidade de vida).
A figura abaixo mostra o QALY obtido sem a intervenção (esfera bordô) e com uma hipotética intervenção positiva (esfera azul). Sem a intervenção, o paciente vive 20 anos, mas com 50% de qualidade de vida (0,5). O produto (20 x 0,5) corresponde a um QALY = 10. Com a hipotética intervenção positiva, utilizada na ilustração, o paciente aumenta a expectativa de vida para 30 anos e melhora a qualidade de vida, chegando a 80% (0,8). O produto (30 x 0,8) corresponde a um QALY = 24.
O uso do QALY para orientar decisões de tratamento aponta para um modelo de cuidado baseado em mensuração, objetivando a tomada de decisão compartilhada.
A recomendação médica é o resultado de uma força-tarefa, contemplando tanto o tempo de vida ganho quanto a qualidade de vida obtida