assistência clínica

Aqui, você receberá um programa de atendimento personalizado. Consiste em uma avaliação integrativa envolvendo todas as especialidades médicas necessárias ao seu atendimento integral. Em termos gerais, o programa inclui o médico assistente e os médicos consultores. O médico assistente identifica a extensão do seu problema e orienta a participação dos médicos consultores, cujo número varia de acordo com a sua necessidade específica. Cada médico consultor realiza sua avaliação e retorna sua recomendação ao médico assistente por meio de uma conferência médica. Os dados clínicos são editados e publicados na sua FCD e discutidos no tumor board, envolvendo o médico assistente e todos os seus médicos consultores, resultando em recomendações consensuais. Posteriormente, o médico assistente edita e publica o ERM, de acordo com a medicina baseada em evidências.

Nossa dinâmica também oferece um programa de acompanhamento personalizado, incluindo todas as especialidades envolvidas no seu atendimento. Você receberá um calendário de compromissos. Seu médico assistente irá preenchê-lo. Indicará a data prevista para cada intervenção e a data em que esta foi efetivamente realizada. As observações, quando marcadas com (Sim), devem ser descritas de forma completa, apontando a necessidade de investigação adicional. Cada intervenção de acompanhamento será publicada duas vezes sob o ícone Evolução Clínica da sua FCD. A primeira publicação apresenta as datas previstas no programa de acompanhamento e a segunda publicação indica as datas em que efetivamente foram realizados, bem como as devidas observações.

 

 

Lembre-se, trabalhamos com medicina integrativa multidimensional. É um nome difícil, mas o objetivo é simples. Todos os profissionais trabalham juntos para atender às necessidades funcionais, emocionais, cognitivas e sociais do paciente. A doença geralmente gera alguma instabilidade e nós ajudamos você a superar limitações e encontrar um novo estilo de vida estável. Nossa metodologia centrada no paciente pressupõe sua participação ativa. Por favor, reserve um tempo para explorar as informações fornecidas abaixo:

Algoritmo assistencial


Algoritmo assistencial 

 

O algoritmo assistencial fornece uma visão geral de todas as etapas envolvidas em uma avaliação clínica abrangente.

Ele inclui quatro etapas.

Etapa 1: O médico fornece uma descrição detalhada da história e do exame físico, incluindo exames preliminares já disponíveis, relatos de comorbidades e recomendações anteriores dadas ao paciente.

Etapa 2: Compreende o relato de métodos diagnósticos invasivos como punção aspirativa por agulha fina, biópsia e/ou cirurgia, revisão do exame anatomopatológico, imuno-histoquímica e marcadores moleculares.

Etapa 3: O médico integra os dados clínicos, morfológicos e moleculares, o que conduz a um diagnóstico. Nesse momento, também é realizada uma avaliação da extensão da doença (estadiamento). Aqui é feita uma avaliação detalhada das comorbidades e o prognóstico é discutido com o paciente e seus familiares. Também é considerada a condição clínica do paciente (escala de desempenho) para enfrentar o tratamento a ser recomendado.

Etapa 4: Consiste na recomendação médica, indicando um plano de tratamento, descrevendo seus níveis de evidência, riscos e benefícios (índice terapêutico).

Durante todo o processo, o paciente é informado sobre os achados obtidos em cada etapa. O médico adota uma abordagem cognitiva usando uma linguagem simples. Recursos multimídia são utilizados para garantir que o paciente tenha total compreensão do que está sendo recomendado. Quando um risco hereditário é identificado, o médico orienta para o aconselhamento genético.

O algorítmo organiza o programa assistencial para uma tomada de decisão sequencial compartilhada e centrada no paciente.